capa
Estilo de Vida

Dicas para arrumar as malas sem sofrimento

Na época de férias, é preciso saber se organizar na hora de preparar a bagagem

publicidade

Nessa época do ano, o que não faltam são oportunidades para passar uns dias fora de casa. Por conta do calor, o litoral costuma ser o destino preferido, seja para as férias ou para um passeio mais breve. Arrumar a mala é um dos primeiros passos antes da viagem - e para muitas pessoas, o mais difícil. 

Levar peças de roupas que nem chegam a ser usadas durante a viagem. Ou perceber que esqueceu aquele item indispensável só quando chega no destino. Quem nunca?! Apesar de parecer simples, a tarefa de organizar a bagagem pode não ser fácil para algumas pessoas.

Planejamento

De acordo com a personal organizer Fernanda Knijnik, antes de pensar no que é preciso para montar a mala, programar os dias é ainda mais importante.

“É preciso fazer um pequeno roteiro, saber quais atividades serão feitas durante o dia e à noite. Decida o que vai dar tempo de fazer enquanto estiver em seu local de escolha. Pense nas peças que estão no seu armário e selecione as indispensáveis. Com essas etapas em mente, ficará bem mais fácil preparar looks que vão condizer com sua programação”, orienta Fernanda.

Check-list

Como falamos, a praia é o destino preferido nessa época do ano. Fernanda montou uma lista de itens indispensáveis nas viagens ao litoral. Veja:

Roupas de banho, biquínis, maiôs e sungas;

Protetor solar para o corpo, rosto e cabelos;

Toalhas de banho - somente se não tiver no local que você vai. Caso contrário, não leve;

Óculos de sol; 

Chapéus ou bonés (um ou dois itens);

Cangas;

Brinquedos e jogos - opte por aqueles que não fazem muito volume;

Necessaire com remédios, itens para banho, loção pós sol, hidratante e repelente;

“Itens como chapinha, secador e escovas não são necessários para a praia. Uma dica que dou para as mulheres é que se permitam ser mais naturais e eles nas férias. Leve apenas aqueles que você não consegue ficar sem e não fala volume na mala. Além disso, algum familiar ou amigo pode levar e vocês usarem em conjunto”, explica Fernanda.

Aposte no necessário

Quantas vezes você já chegou de uma viagem e viu quanta roupa voltou sem sequer ser usada dentro de sua mala? Por isso, é importante levar somente o necessário. Porém, nem sempre é fácil. Confira as dicas da personal organizer:

Organize-se e economize espaço

Escolha suas peças mais leves, como vestidos, shorts e blusinhas. Além de economizarem espaço, elas também pesam menos. Uma dica de ouro para a organização das malas é colocar suas roupas em rolinhos ao invés de dobrá-las. Mas ela não vale para tecidos que amassam! Se for levar algo de crepe ou seda, não faça rolinhos. Coloque na parte de cima da mala, abertos e chegando lá, pendure imediatamente. Você tem ferro a vapor? Isso sim vale sempre a pena levar, na versão mini.

Carregue uma mochila com objetos pessoais

Esta é uma ótima opção para levar itens como documentos, maquiagem, itens de higiene pessoal e uma muda de roupas. Além de ajudar a aliviar o espaço na mala, você terá peças importantes em mãos caso ela seja extraviada. Não pense “isso nunca vai acontecer comigo”. Infelizmente pode acontecer sim e o melhor é sempre estar prevenido. 

Não arrume as malas em cima da hora

Básica e óbvia, essa é a dica mais importante. Organizar tudo com prazo apertado só vai trazer dor de cabeça. É na correria que você acaba carregando itens e peças desnecessárias, sem contar com o fato de poder esquecer algo essencial para trás. Se os seus dias forem muito atarefados, comece a se organizar com a maior antecedência possível, pois você terá tempo de sobra para separar tudo o que precisa para garantir a tranquilidade de suas férias.

por Mariana Nunes

Mariana Nunes é jornalista. Ama café, praia, chocolate e futebol - não necessariamente nessa ordem. É torcedora fervorosa do Internacional e repórter do Bella Mais. @a_marinunes


compartilhe