capa

Bolo de alfarroba é alternativa saudável para quem é fã de chocolate

Conheça mais sobre a fruta, que é rica em antioxidantes e tem menos gordura do que o cacau


publicidade

Quem não sente vontade de comer aquele chocolate depois do almoço? Para algumas pessoas essa é uma verdadeira tentação, ainda mais quando estamos em algum tipo de dieta. Para os chocólatras de plantão, existe uma alternativa com gosto bastante similar, mas mais saudável que o cacau: a alfarroba. 

A nutricionista Ellen D’arc, da Bio Mundo, explica que, apesar de ambos serem bons para a saúde, o cacau possui 23% de gordura, enquanto a frutinha do mediterrâneo possui apenas 0,7%. “Além disso, a alfarroba também é rica em antioxidantes, em vitaminas e baixo índice glicêmico”, acrescenta.

O alimento é rico em fibras naturais que regulam a flora e o bom desempenho intestinal, além de promover uma digestão com mais qualidade. A pele também não fica de fora desse combo de benefícios. A nutricionista explica que a fruta é abundante em vitaminas A e C, poderosos antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce, além de estimular a produção de colágeno. “A alfarroba não possui nenhum agente estimulante, como a cafeína. Também não contem alergênicos e por ser um fruto possui açucares naturais”, completa a especialista, destacando que a alfarroba também ajuda a prevenir doenças caridovasculares.

Para quem quiser experimentar a alfarroba, selecionamos uma receita deliciosa de bolo, enviada pela Bio Mundo.

Bolo de Alfarroba

Ingredientes:

150 g de manteiga

75 g de farinha de alfarroba

3 ovos

180 g de açúcar mascavado claro

Uma pitada de sal

½ colher de chá de essência de baunilha

65 g de farinha de trigo integral

½ colher de chá de fermento químico

Modo preparo: 

Pré-aquecer o forno a 180º C.

Untar com manteiga e polvilhar levemente com farinha uma forma com cerca de 18 x 20 cm. Derreter a manteiga em banho-maria ou no microondas. Misturar bem a manteiga com a farinha de alfarroba. Em uma travessa separada bater os ovos com o açúcar, o sal e a baunilha até que fiquem leves e espumosos. Adicionar a mistura de manteiga e alfarroba e continuar a bater até que esteja uma massa homogénea. Juntar a farinha peneirada com o fermento e bater levemente, apenas até misturar todos os ingredientes. Leve ao forno por cerca de 25 minutos ou até que esteja cozido e tenha o centro ligeiramente húmido. Retirar do forno e deixar arrefecer durante cerca de 5 minutos antes de desenformar.

 


compartilhe