capa

Cremes quentinhos para aquecer os dias frios

Confira duas receitas especiais do chef Mamadou Sène


publicidade

Vem chegando o inverno e com ele as famosas “comfort foods”, aquelas comidinhas quentes que quase parecem com um abraço e ficam ainda mais deliciosas nas baixas temperaturas. As sopas e cremes são alguns exemplos de pratos aconchegantes, além de serem ótimas pedidas para aquecer os dias frios. 

O chef e docente de gastronomia da Faculdade Senac Porto Alegre, Mamadou Sène, compartilhou conosco duas receitas fáceis e rápidas de cremes de legumes que podem ser preparados em casa. Confere:

 

Creme de moranga com camarão

Rendimento: até 10 porções

Ingredientes:

500g de moranga cortada em cubos grandes

3 dentes de alho picado

1 cebola pequena picada

1L de caldo de galinha ou de legumes

300g de nata

200g de camarão graúdo

40g de manteiga

 

Modo de preparo:

Enrolar os cubos de moranga com papel alumínio e assar no forno. Retirar a polpa e desmanchar com um garfo. Em uma panela, fritar o alho e a cebola, juntar os camarões e refogar por 3 minutos. Adicionar metade do caldo de galinha ou legumes e cozinhar por mais 5 minutos. Bater a polpa de moranga com o caldo de galinha ou legumes restante no liquidificador. Adicionar na preparação, incorporar a nata e cozinhar por mais 5 minutos. Temperar com sal e pimenta à gosto. 

Dica do chef: servir o creme com croûtons.


 

Creme de ervilha

Rendimento: até 10 porções

Ingredientes:

900g de ervilha congelada

1,5L de caldo de legumes ou de galinha

50g de cebola picada

3 dentes de alho picados

350 ml de creme de leite fresco ou nata

60g de manteiga

Modo de preparo:

Derreter a manteiga na panela e esquentar. Fritar a cebola e o alho. Juntar o caldo e ferver por 5 minutos. Retirar do fogo, incorporar a ervilha e bater no liquidificador até ficar bem liso. Levar de volta ao fogo e assim que ferver, incorporar o creme de leite fresco. Misturar e cozinhar por mais 5 minutos.

 

Quer deixar o creme de ervilha ainda mais especial? Acrescente presunto parma crocante. Confere a sugestão do chef Mamadou:

Ingrediente:

100g de presunto parma

Modo de preparo:

Forrar uma assadeira com papel manteiga. Esticar as fatias de presunto parma, cobrir com outra folha de papel manteiga e colocar um peso por cima Levar ao forno pré-aquecido (190°), até ficar bem crocante.

Dica do chef: servir o creme com as fatias de presunto parma quebradas em pedacinhos e o pão torrado.

 


compartilhe