capa

Pães para fazer (e curtir) em casa

Sovar, amassar e assar pão caseiro tem sido um dos programas preferidos dessa pandemia para muitas famílias


publicidade

Se você ainda não se aventurou na cozinha tentando fazer pela primeira vez uma receita nova, não está vivendo o isolamento social da maneira correta! Brincadeiras à parte, este tem sido um período em que algumas pessoas descobriram o prazer - e as habilidades - de cozinhar. Um dos principais pratos que estão levando o público a testar seus dotes culinários é o pão.

E para te ajudar na missão de trazer a padaria para casa, pedimos para a Eline Prando, do Blog Mel e Pimenta, 3 receitas elaboradas por ela: diferentes, rápidas e fáceis para testar hoje mesmo. Confere:    

Pão integral de cerveja preta

Ingredientes:

2 e ½ xícaras de farinha de trigo

1 e ½ xícara de farinha de trigo integral

1 xícara de farinha de centeio

2 colheres (sopa) de chia

2 colheres (sopa) de linhaça dourada

2 colheres (sopa) de sementes de girassol

3 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de fermento biológico seco

½ colher (sopa) de sal

¾ colher (chá) de canela em pó

¾ colher (chá) de gengibre em pó

¼ xícara de óleo de girassol

300 ml de cerveja preta morna

Farinha para finalizar

Modo de fazer:

Em uma bacia grande coloque as farinhas, as especiarias, os grãos, o fermento, o açúcar e o sal. Misture os ingredientes e faça uma cavidade no centro.

Em seguida despeje a cerveja e o óleo e comece a misturar com os dedos para envolver os ingredientes até obter uma massa integrada.

Forme uma bola, coloque a massa sobre a bancada levemente enfarinhada e sove por aproximadamente 15 minutos. Se necessário adicione um pouquinho de farinha, mas somente o que você precisa para sovar sem que a massa grude nas mãos.

Quando a massa estiver lisa e bem sovada, coloque-a na bacia, cubra com filme plástico ou um pano limpo e deixe crescer por aproximadamente 1h30 minutos ou até dobrar de volume. O tempo varia de acordo com a temperatura.

Coloque a massa na bancada e amasse o suficiente para expulsar o ar. Em seguida modele um pão grande ou dois pequenos, coloque nas formas e deixe crescer por 30 minutos. Leve ao forno preaquecido a 200 C e asse por aproximadamente 35 minutos. Retire o pão da forma ainda quente de deixe esfriar sobre uma grade.

 

Pão de banana

Ingredientes:

350 g de farinha de trigo | 3 xícaras

30 g de açúcar | 3 colheres (sopa)

20 g de leite em pó | 2 colheres (sopa)

100 g de banana sem casca e amassada | ¼ xícara

5 g de fermento biológico seco | ½ colher (sopa)

1 ovo grande

70 ml leite | ¼ de xícara

40 g de manteiga sem sal | 3 colheres (sopa)

5 g de sal | 1 colher (chá) de sal

Manteiga para finalizar

Modo de fazer:

Peneire a farinha de trigo. Coloque-a em uma tigela média, mas reserve meia xícara para ser usada no final da receita de acordo com a necessidade. Adicione o açúcar, o leite em pó e o sal e misture bem. Em uma tigelinha, quebre o ovo, bata ligeiramente, acrescente o leite e misture.

Agora, na tigela dos ingredientes secos, adicione a banana, o ovo com leite, o fermento. Comece a misturar com a mão, envolvendo bem os os ingredientes, se necessário, vá adicionando mais farinha aos poucos até obter uma massa relativamente firme, que quase não gruda nas mãos.

Coloque a massa sobre a bancada, adicione a manteiga cortada em cubos e comece a trabalhar a massa, envolvendo-a com a manteiga e sovando por aproximadamente 15 minutos.

Com esse processo a massa vai ficar lisa, elástica e grudando levemente nas mãos. Faça uma bola com a massa e coloque-a na tigela, cubra com filme plástico e leve para crescer em local fechado por 1h a 1h30, ela vai dobrar de volume.

Então, coloque a massa sobre a bancada, aperte para expulsar o excesso de ar, divida a massa em duas partes e forme duas bolas. Polvilhe levemente a bancada, usando um rolo de massa ou com a mão, achate a massa para obter uma massa retangular (meio ovalada), enrole a massa, finalize para dar acabamento e grudando bem as pontas.

Role mais um pouco a massa, com delicadeza para ela ficar bem acabada, coloque a parte da junção das massas para baixo. Então, faça cortes com uma faca afiada, esses cortes vão até perto da parte de baixo da massa, mas não chega a cortar completamente.

Com as duas mãos pegue a massa e cuidadosamente, acomode-as em uma forma de (aproximadamente 22cm x 8cm) untada com manteiga. Cubra com um pano e leve para crescer em local fechado por 60 minutos. Leve para assar em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 25 minutos. Retire o pão do forno, pincele com manteiga derretida.

 

Pão doce de maçã com canela

Ingredientes:

Massa

¾ xícara de leite morno

10 g de fermento biológico seco

3 colheres (sopa) de manteiga derretida

2 colheres (sopa) de açúcar

1 ovo

3 xícaras de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

Farinha de trigo para finalizar

Recheio

3 colheres (sopa) de manteiga derretida

1 e ½ maçã grande (picada ou ralada)

10 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1 colher (chá) de canela em pó

Glacê da cobertura

¾ xícara de açúcar de confeiteiro

½ colher (chá) de canela em pó

Leite para diluir

 

Modo de fazer:

Em uma tigela grande coloque o fermento, o leite morno, o açúcar, misture e deixe descansar por 10 minutos. Bata ligeiramente o ovo em uma tigela pequena, adicione a manteiga derretida, misture e adicione à mistura de leite e fermento.

Aos poucos acrescente metade da farinha, misturando com a ponta dos dedos, adicione o sal e continue acrescentando a farinha até obter uma bola de massa uniforme e lisa.

Coloque a massa sobre a bancada e sove por 10 minutos, coloque-a novamente na tigela, cubra com um pano e deixe crescer em local fechado que ela dobre de volume, pode levar 1h30. Prepare uma forma de 22cm x 13cm, unte com manteiga e polvilhe com farinha.

Depois que a massa cresceu, polvilhe a bancada com farinha, coloque a massa sobre a bancada e usando um rolo, abra a sua massa em formato de retângulo de 50cm x 30cm, pincele com a manteiga derretida.

Em uma tigela prepare rapidamente o recheio, junte as maçãs picadas ou raladas, com o açúcar mascavo e a canela. Imediatamente espalhe sobre a massa. Corte a massa em 6 tiras de aproximadamente 8cm x 30cm.

Cuidadosamente, empilhe as camadas de massa e corte em 6 partes de 5 cm. Pegue cada pilha de massa e acomode na forma com parte cortada virada para cima. Cubra com um plástico e leve para crescer por 30 minutos. Leve para assar em forno aquecido a 180C por 35 minutos.

Nos últimos 10 minutos, coloque um pedaço de papel alumínio sobre a massa para evitar que o topo queime. Retire do forno, deixe esfriar por aproximadamente 15 minutos, depois retire cuidadosamente da forma e deixe esfriando sobre uma grade.

Glacê

Em uma tigela coloque o açúcar e a canela, adicione uma colher de leite e misture, depois vá acrescentando bem aos poucos para obter uma glacê cremoso, mas espesso. Regue o glacê sobre o pão e sirva.



 


compartilhe