capa

Pizza 358 leva tomate cereja, muzarela de búfala, bacon, calabresa e manjericão fresco

Receita napolitana para preparar pizza em casa

Aprenda a preparar a massa típicamente italiana e que é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade

publicidade

Existem muitas receitas de pizza ao redor do mundo, desde as mais práticas, até as mais tradicionais. Claro que a Itália é a especialista no assunto, com várias massas e formas de fazer específcas. A pizza napolitana, por exemplo, tem caracerísticas próprias e é, inclusive, protegida por um selo específico - integra a lista de Patrimônio Cultural da Humanidade.

A pizza napolitana autêntica nasceu em Nápoles, sul da Itália, e conta com famílias inteiras que se dedicam ao ofício. Ela tem apenas dois sabores: marinara (tomate, alho, óregano e azeite de oliva) e margherita (tomate, muzarela, azeite de oliva e manjericão).

No Brasil, a pizza ganhou sabores diversos e, muitas vezes, até excêntricos. Mas para te inspirar, buscamos uma receita tipicamente italiana. Quem nos revelou alguns segredos foi o Anderson Farias, pizzaiolo da Cinque 358, que serve pizzas tipicamente napolitanas em Porto Alegre. A dica número um é a farinha de trigo, que tem que ser de excelente qualidade, do tipo 00 que tem baixo nível de proteína. Esse tipo de farinha é mais refinada e pura, fina como um talco e extretamente branca. Outra dica importante é respeitar os tempos de descanso da massa.

O recheio fica por sua conta, mas indicamos um dos sabores mais pedidos da Cinque 358, a Pizza 358. Ela leva molho de tomate pelado, muzarela de búfala, parmesão, bacon, calabresa, tomate cereja, azeite de oliva extra virgem e manjericão fresco.

Massa de pizza napolitana

Rendimento: 1 quilo

Ingredientes:

1kg de farinha do tipo 00

2gr de fermento fresco

23gr de sal fino

530ml de água filtrada

Modo de Fazer:

Misture o fermento com a água e deixe ativar conforme as instruções de embalagem. Depois, acrescente a farinha aos poucos, misturando bem. Quando começar a ficar homagêneo, misture o sal. Quando desgrudar das mãos está pronto. Acondicione a massa em um pote bem vedado, que impeça a entrada de ar. Deixe descansar por, pelo menos, 24 horas em uma temperatura de 4 graus (pode ser na geladeira). Retira da geladeira cerca de 30 minutos antes de abrir para que a massa esteja a 18 graus. Separe a massa em bolas menores e abra, em cima da própria forma. Recheie com os ingredientes da sua preferência e pouco molho. Leve ao forno alto até que esteja crocante e o queijo derretido.

Vale conhecer:

Cinque 358: 

Rua Comendador Caminha, 358 - Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS

por Fabi Madeira

Fabiane Madeira é apaixonada por comer e beber bem. Vira e mexe briga com a balança mas quem nunca, né? É editora do Bella+ e torcedora do Grêmio. @fabianemadeira


compartilhe