capa

Receitas para inspirar seu Natal

Trança com maças e um molho especial cítrico para acompanhar a ave natalina são nossas indicações

publicidade

Natal é época de clássicos, mas até eles podem ser revistados não? Apresentamos duas opções que são a cara da data: um trança recheada com maçãs e a tradicional ave natalina, só que preparada com o toque cítrico do laranja. Vale a pena experimentar.

 

Trança Natalina recheada com maçãs

Por Orquídea

Ingredientes:

Massa:

1 kg de farinha de trigo

3 ovos

2 xícaras de leite morno

1 xícara de manteiga derretida

1 colher de sopa de sal

4 colheres de sopa de açúcar

2 envelopes de fermento biológico seco

Recheio:

2 maçãs cortadas em cubos

3 colheres de sopa de açúcar e canela à gosto,

Modo de Preparo:

Recheio:

Em uma tigela misturar todos os ingredientes.

Massa:

Em uma tigela grande, coloque a farinha e o fermento e misture. Reserve. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto a farinha e o fermento. Despeje o conteúdo do liquidificador sobre a farinha e o fermento e misture. Quando estiver bem misturado, coloque a massa em uma bancada e sove bem. Deixe a massa descansar por 1 hora.

Depois do descanso, divida a massa em duas partes e abra com um rolo. Coloque o recheio já pronto na massa e recorte tiras em volta do recheio. Junte as tiras em direção ao meio do pão. Deixe descansar por mais uma hora.

Pincele com gemas e leve ao forno médio (180˚) preaquecido até dourar.

 

Ava natalina com Molho de Laranja

Por José Almiro, do Churrasqueadas

Ingredientes:

1 ave natalina da sua preferência

Cebola roxa

5 dentes de alho

Pimenta dedo-de-moça

100g Manteiga

2 laranjas

1 abacaxi

Azeite

2 cebolas

1 colher (sopa) de farinha de trigo

Pêssego em caldas

Cereja marrasquino

Tomate cereja

Modo de Preparo:

Corte pedaços de cebola em canoas e coloque dentro da ave. Adicione dentes de alho, pimenta dedo-de-moça em tiras com as sementes. Pegue um pouco da manteiga pré-derretida, esprema uma laranja e misture bem. Passe em toda a parte externa da ave. Leve ao forno a 160 graus por duas horas.

Descasque o abacaxi e corte em rodelas com 1 dedo de espessura. Leve ao forno junto com a ave. Prepare o molho de laranja para acompanhar: em uma frigideira, coloque a manteiga pré-derretida restante, um fio de azeite, cebola bem picada, refogue. Adicione o suco de laranja, mexa. Acrescente a farinha de trigo. Misture bem até dissolver. Reserve.

Retire a ave do forno, coloque em uma tábua e decore com o abacaxi, pedaços do pêssego, cereja, tomate. Sirva com o molho laranja.

 

por Fabiane Madeira

@fabianemadeira é apaixonada por comida, mas vira e mexe briga com a balança. Adora cinema, mas não é cinéfila. É empresária, dinda e tia babona. É editora do Bella Mais e gremista desde sempre.


compartilhe