capa

Receitas para reaproveitar alimentos

Aprenda a fazer receitas deliciosas que utilizam sobras de outras preparações e o aproveitamento integral de frutas, verduras e legumes


publicidade

Que tal redobrar a atenção com o desperdício de alimentos? Com criatividade é possível aproveitar ao máximo o que cozinhamos e diminuir as idas ao supermercado e, claro, economizar. Deixe de lado seu preconceito e experimente usar partes não convencionais de frutas, verduras e legumes ou use de forma surpreendente sobras de preparações anteriores.

Confira dua receitas do Mesa Brasil Sesc, um projeto que visa justamente promover o aproveitamento integral, a nutrição adequada e a reeducação alimentar. Além disso, ajuda quem precisa ao fazer a mediação para a doação de alimentos em todo o Brasil. Nós selecionamos duas receitas: o cupcake de maçã com casca e o nhoque de arroz. Se você quiser conferir mais preparações, basta acessar o livro de receitas do projeto.

Cupcake de maçã com casca

Ingredientes:

1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1⁄2 xícara (chá) de manteiga derretida
2 maçãs
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 ovo
Forminhas de papel para cupcakes
Forminhas de alumínio ou forma para cupcakes

Modo de Preparo:

Descasque as maçãs e reserve as cascas. No liquidificador coloque a manteiga derretida, o ovo, as cascas das maçãs e o açúcar e bata tudo. Pique as maçãs em cubos. Numa bacia, acrescente a mistura do liquidificador e as maçãs em cubos, vá aos poucos acrescentando a farinha de trigo e por último o fermento em pó. Mexa até misturar bem. Coloque as forminhas de papel posicionadas sobre as formas de alumínio e preencha com a massa até a metade. Misture a canela e o açúcar e polvilhe por cima da massa nas forminhas. Leve ao forno preaquecido a 180 graus e asse por 25 minutos.

 

Nhoque de arroz

Ingredientes:

1 xícara (chá) de sobras de arroz branco
2 ovos
2 colheres (sopa) de salsa picada
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de sal

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador as sobras de arroz com o ovo e a salsa. Leve a massa a uma panela, junte a farinha de trigo e cozinhe até soltar do fundo. Adicione o sal. Enrole e corte os nhoques. Cozinhe em água fervente com óleo e sal. Retire a medida que ele venha à superfície. 

 

 


compartilhe