capa

Receitas para uma segunda-feira sem carne

Movimento internacional que prega a redução do consumo de proteína animal é a inspiração para uma seleção de receitas cheias de sabor

publicidade

A Segunda Sem Carne é um movimento mundial que convida as pessoas a não consumirem carne justamente no dia que é conhecido como o dia de mudanças de hábitos - que nunca começou uma dieta na segunda-feira que atire a primeira pedra. Apesar de ter como base o movimeno vegetariano, a Segunda Sem Carne pode ser uma boa oportunidade para experimentar novos pratos. Selecionamos algunas receitas para lhe mostrar que  é possível tirar a carne da alimentação sem perder o sabor.

Ratatouille

Receita da chef Liz Dahan

Ingredientes:

1 cebola

2 dentes de alho

1 pimentão vermelho

1 pimentão verde

1 pimentão amarelo (opcional)

1 berinjela grande

2 abobrinhas médias

3 tomates

ramos de tomilho a gosto

3 folhas de louro

Sal e pimenta do reino a gosto

Azeite oliva

Modo de Preparo:

Corte a cebola ao meio e depois em tiras no sentido da largura. Pique o alho e, em uma frigideira, colocque um pouco de azeite e asse a cebola junto com alho e o tomilho até ficar transparente. Reserve.

Corte a abobrinha e a berinjela em rodelas medias de aproximadamente 3mm. Limpe as sementes dos pimentoõs e corte-os em tiras finas. Corte os tomates em oito partes.

Na mesma frigideira, assar um após o outro: as abobrinhas, berinjelas e pimentões, com uma pitada de sal, de pimenta do reino e uma pitada de tomilho. Depois de ter assado todos os legumes, em uma panela, coloque um fundo de azeite de oliva.

Coloque todos os legumes: começar com a cebola e o alho, os pimentões, a berinjela, as abobrinhas e as folhas de louro. Deixe refogar uns 3 minutos e adicione os tomates e um fundo de água para não grudar. Acresecente um pouco de sal, pimenta do reino e tomilho se achar necessário e deixe cozinhar entre 30’ e 45’ mexendo algumas vezes para não grudar no fundo da panela.

Pode servir todos os legumes misturados como uma sopa ou montar um em cima do outro para uma versão mais gourmetizada! Pode ser servido quente ou frio.

 

Strogonoff Vegetariano

Receita da Nestlé

Ingredientes:

1 colher (sopa) de azeite

1 cebola pequena picada

1 dente de alho picado

2 xícaras (chá) de palmito em rodelas

200 g de cogumelos paris fatiados

2 colheres (sopa) de conhaque

1 colher (chá) de sal

1 pitada de pimenta-do-reino

2 tomates , sem sementes, picados

1 colher (sopa) de mostarda

2 colheres (sopa) de ketchup

1 caixinha de reme de leite

Modo de Preparo:

Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte o palmito e os cogumelos e refogue ligeiramente. Despeje o conhaque, espere aquecer e incline levemente a panela para que o conhaque incendeie e flambe o strogonoff. Aguarde acabar a chama. Adicione o sal, a pimenta-do-reino, os tomates, a mostarda e o ketchup e misture bem. Incorpore delicadamente o creme de leite e retire do fogo antes de ferver. Sirva.

 

Macarrão com Shitake

Receita da Massas Renata

 

Ingedientes:

200g de macarrão tipo pappardelle

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 colher de (sopa) de manteiga

1 cebola cortada em meia lua

150g de cogumelo shitake cortados

1 colher (chá) de sal

Meia colher (chá) de pimenta do reino

Meia xícara (chá) água do cozimento

1 xícara (chá) de salsa picada

 Modo de Preparo:

Em uma panela grande, coloque 1 litro de água para cada 100 g de macarrão e cozinhe conforme as instruções da embalagem. Reserve meia xícara (chá) da água do cozimento. Escorra.

Em uma panela média, aqueça o azeite de oliva com a manteiga, adicione a cebola, o shitake, sal pimenta (opcional) e refogue rapidamente. Acrescente o macarrão já cozido e, se achar necessário, adicione a meia xícara da água do cozimento e retire do fogo. Finalize com a salsa picada e sirva.

 


compartilhe