capa

Animais requerem cuidados no inverno

Proteja seu cão do inverno

A chegada do frio pede cuidados especiais para os pets

publicidade

Assim como a gente, os pets também precisam se proteger em épocas de temperaturas mais baixas. Com a chegada do inverno, algumas situações cotidianas, como passeios e banhos, requerem alguns cuidados a mais. Veja as dicas da veterinária Juliana Klein Rutkoski, especializada em clínica e cirurgia, para que os bichinhos não passem frio nem contraiam doenças nesse período mais frio.

Juliana destaca que em épocas de temperaturas mais baixas o melhor é manter os pets em casa, protegidos. Vai passear com o cachorro? Não se esqueça de colocar uma roupinha quentinha nele. Os animais, ao sair de um ambiente quente para o frio, também podem sofrer com o choque térmico. "O melhor é desligar aquecedores e ar-condicionados antes de sair com eles", sugere.

Cães que costumam ficar e dormir no pátio, fora da residência, a exemplo dos de grande porte, segundo a veterinária, também precisam de um espaço quentinho para se proteger, como roupas, casinhas e lugares fechados. 

Mantenha as vacinas do animal em dia

Outra dica para a época de frio: mantenha sempre as vacinas do seu melhor amigo em dia - incluindo a contra a gripe. "Essa orientação é muito importante, principalmente se o animal costuma conviver com outros, como no caso de hotéis e creches, por exemplo, pois confere proteção viral e bacteriana", destaca Juliana.

A profissional lembra, ainda, que o frio pode ocasionar não apenas gripes e doenças respiratórias, mas até mesmo problemas de coluna. "Da mesma forma que a gente, eles, quando saem de um ambiente quente para um frio, costumam se encolher para se proteger, o que pode provocar uma tensão muscular", alerta.

Apetite dos pets aumenta no inverno

Os animais também perdem mais calorias no inverno. Logo, tendem a comer mais. Dessa forma, não se assuste se o apetite do seu melhor amigo parecer maior do que o normal. "O importante é não deixar pouca comida para eles", lembra Juliana.

Cuidados na hora do banho

Costuma dar banho para seu pet em casa? Em temporadas de frio a orientação é manter a água em temperatura morna (nada de água fria ou muito quente) e secar os pelos com ajuda de toalha e secador. "Para os casos de cães de pátio, o melhor é deixar o banho para outro momento, já que ele retira a gordura corporal do animal, que o protege do frio", informa a veterinária.

por Gabriela Loeblein

Gabriela Loeblein adora moda, é apaixonada pela diva Madonna e é mãe de três peludos. É jornalista e está sempre atrás de novidades em tendências e make. @gabiloeblein


compartilhe