capa

5 erros no cuidado com a pele para abandonar já!

Para conquistar aquele aspecto de saúde, antes, tem que fazer o skincare direitinho

publicidade

De nada adianta fazer uma maquiagem linda se a pele não está bem cuidada. E nem é a gente que está dizendo não, são os especialistas. Para conquistar aquele aspecto de saúde, antes, tem que fazer o skincare direitinho. Ou seja: nada de preguiça! Antes de dormir, é preciso limpar o rosto - e deixar de lado alguns péssimos hábitos que listamos nesta matéria.

A médica dermatologista Cristina Bergamaschi ressalta que para a make evidenciar mais ainda nossos pontos fortes devemos tomar todos os cuidados possíveis com a pele. "A make tem o potencial de esconder alguns traços indesejados, mas também pode acabar evidenciando alguns defeitos passíveis de correção com os cuidados adequados. Portanto, uma pele bem tratada é fundamental", diz.

Veja a seguir 5 típicos erros que cometemos com a pele - e abandone já!

1. Dormir de maquiagem

A remoção da maquiagem ao fim do dia, destaca Cristina, é de extrena importância, já que deixar de lado esse cuidado pode acarretar em uma série de situações, desde acne, ressecamento, alergias e, em casos mais extremos, problemas oculares graves.

"O acúmulo de produto na pele obstrui os poros levando a um agravamento de acne pré-existente ou causando acne cosmética. Já as alergias e irritações podem levar ao surgimento de manchas, a hipercromia pós-inflamatória. Além disso, não remover a maquiagem impede o processo de renovação natural da pele", alerta a dermato.

2. Não seguir uma rotina de higiene

E não é só preciso retirar a make antes de dormir. Cristina lembra que os cuidados fundamentais para a saúde da pele são três: limpeza, proteção e hidratação. "Durante o dia é fundamental o uso de protetor solar, sendo que hoje em dia já possuímos muitas opções com cor, facilitando a rotina do dia a dia."

Bora deixar a preguiça de lado? Siga os passos orientados pela dermato para limpar a pele. "A limpeza deve ser feita com um produto específico para os olhos, além de um demaquilante ou água micelar para remover a maquiagem e poluição de todo o rosto. Em seguida, o ideal é que se utilize um sabonete específico para o tipo de pele. Após a higiene é sempre indicado aplicação de hidratação ou creme de tratamento de acordo com o tipo de pele", elenca.

3. Utilizar maquiagem de má qualidade

Cuidado com maquiagens muito baratas ou que você não conhece a procedência, pois podem ocasionar problemas. "Normalmente, elas contêm uma quantidade alta de metais pesados que vão prejudicar a pele", diz Cristina.

Outro alerta da dermato: nada de usar make vencida. "Há um alto risco de processos alérgicos. A alergia, por sua vez, pode levar a manchas em pessoas mais sensíveis e em alguns casos até a processos infecciosos pelo ato de coçar."

4. Usar produtos que não são para o seu tipo de pele

Essa é para quem acha que mesmo com o tipo de pele diferente do da amiga, dá pra pegar emprestada a make ou o produto de beleza sem maiores problemas. A médica avisa: não pode. O efeito poderá ser rebote. "Um paciente com a pele seca, por exemplo, se utilizar uma base para pele oleosa, pode ficar com e pele mais ressecada ainda", alerta.

5. Não higienizar os pincéis de make

E aqui vale para pincéis, esponjinhas e demais acessórios que você utiliza para aplicar a make. "Os pincéis e esponjas devem ser higienizados com certa frequência porque com o passar do tempo vão acumulando resíduos de produto e poeira. Isso facilita o desenvolvimento de micro-organismos como bactérias e fungos que podem levar a infecções na pele", explica Cristina.

E nada de compartilhar esses itens com outras pessoas, viu? "Isso deve ser evitado pelo risco de transmissão de doenças infecciosas, como conjuntivite e herpes", completa a dermatologista.

por Gabriela Loeblein

Gabriela Loeblein adora moda, é apaixonada pela diva Madonna e é mãe de três peludos. É jornalista e está sempre atrás de novidades em tendências e make. @gabiloeblein


compartilhe