capa

Aproveite os dias em casa para cuidar da pele

Dermatologista dá dicas para manter a saúde e a beleza durante o isolamento social

publicidade

As mudanças na rotina por conta da quarentena não podem ser desculpa para deixarmos de lado os cuidados com a pele. Inclusive, podemos fazer do tempo em casa um aliado no skincare. Além da beleza, a higiene do rosto e das mãos é um fator importante na prevenção do coronavírus. Junto com a dermatologista Cristina Bergamaschi, separamos algumas dicas para manter a saúde da pele em dia - mesmo em casa. Confere:

Pegue sol - mesmo que na janela

Para mantermos os níveis de vitamina D, normalmente são necessários de 15 a 20 minutos de exposição ao sol sem filtro solar por três vezes na semana. Adapte a solução na quarentena: vá na janela ou sacada e exponha uma parte do corpo no sol no período indicado. Cristina lembra que para as pessoas com deficiência de vitamina D, a exposição solar não é o bastante, sendo necessária a reposição via oral desta vitamina.

Continue usando filtro solar

Mesmo dentro de casa somos atingidos pela radiação, por isso a importância do uso de filtro solar. Principalmente pessoas que estão realizando tratamento para manchas ou com tendência a ter câncer de pele não podem descuidar deste aspecto.

Tenha uma rotina de tratamento

A rotina correta de tratamento consiste em higienização, tonificação, creme de tratamento ou hidratação seguido por filtro solar. O ideal é que seja feita duas vezes ao dia: pela manhã ao acordar e à noite. Utilize sempre produtos adequados ao seu tipo de pele.

Não descuide da hidratação

Com os cuidados de higiene redobrados, lavamos as mãos várias vezes ao dia e utilizamos álcool gel. Em alguns casos, isso pode levar a dermatites irritativas, então é aconselhável a hidratação após realizar o processo de higienização. Importante: entre lavagem com água e sabão e uso de álcool gel, opte sempre que possível pela primeira opção. 

Prefira produtos neutros

Opte por sabonetes neutros e sem perfume e evite os sabonetes antissépticos. Eles não destroem todos os microorganismos e podem levar a outros problemas, como alteração da nossa flora microbiana normal e resistência bacteriana. Mesmo o álcool gel deve ser incolor a sem adição de fragrância.

Tome água

O ideal é ingerir pelo menos dois litros de água por dia. Além de ser importante para o funcionamento das nossas funções vitais, também ajuda a manter hidratação e turgor da pele.

Cuide da alimentação

Mantenha uma alimentação equilibrada e rica em antioxidantes. Eles reduzem o processo de envelhecimento, além de melhorar a imunidade. A ingestão de alimentos que elevam muito o nível glicêmico podem levar a piora da pele, com eventual surgimento de acne.

Aposte nas máscaras caseiras

Com mais tempo para nos dedicarmos aos cuidados, pode-se realizar a aplicação de uma máscara pelo menos uma vez na semana. Cristina nos indicou duas receitas fáceis e com ingredientes acessíveis para diferentes tipos de pele:

Pele oleosa:  1 colher de mel e 1 colher de café em pó. Misturar tudo até formar uma pasta e aplicar no rosto em movimentos circulares. Deixar a mistura por 10 minutos e depois remover com água fria.

Pele seca: 1 colher de sopa de aloe vera, 1 colher de sopa de creme de leite fresco, 1 colher de chá de óleo de vitamina E. Misturar todos os ingredientes e aplicar no rosto deixando agir por 15 minutos, depois remover com água fria.


compartilhe