capa

Inverno é época de redobrar os cuidados com a pele

Dermatologista dá as principais dicas para manter a beleza e a saúde da pele na estação


publicidade

Hoje começa o inverno, com suas baixas temperaturas e umidade do ar. Além da sensação térmica, estes fatores levam à diminuição da transpiração corporal, fazendo com que nossa pele fique mais seca. O clima dessa época do ano deixa tanto o rosto quanto o corpo sujeitos ao ressecamento. Por isso, é importante que a rotina de skincare seja reforçada. Pedimos para a dermatologista Cristina Bergamaschi elencar os principais cuidados que devemos ter com a pele no inverno.

Confere as dicas: 

  • Evite banhos muito quentes e demorados: a água muito quente promove a remoção da camada de gordura da nossa pele levando ao ressecamento ou piora dele.
  • Intensifique a rotina de hidratação: até as peles oleosas necessitam de hidratação. A chave é escolher o produto adequado para cada tipo de pele.
  • Evite sabonetes abrasivos ou anti-sépticos e uso de esponjas: eles removem o manto lipídico natural da pele que mantém nossa hidratação natural.
  • Mantenha a ingestão de água: no frio tendemos a ingerir menos líquido. A água é necessária para diversas funções vitais, inclusive nossa hidratação cutânea.
  • Mantenha uma alimentação equilibrada rica em antioxidantes: a alimentação adequada é sempre uma aliada para uma pele e corpo saudáveis.
  • Utilizar filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados e chuvosos: apesar da menor incidência de raios solares nesses dias, eles continuam ali!
  • Aproveite para realizar procedimentos: o inverno também é a época ideal para realização de alguns procedimentos estéticos em consultório médico em que não podemos ter exposição solar, como peeling, laser abrasivo e microagulhamento.

compartilhe