capa

Quer assumir os cabelos brancos? Saiba como cuidá-los

Famosas inspiram outras mulheres a assumir o grisalho durante a pandemia


publicidade

Assumir os fios brancos não é uma decisão fácil, principalmente para nós, mulheres. Entretanto, o fato tem sido uma tendência nos últimos tempos - inclusive entre as famosas. Aliás, o isolamento social está sendo uma motivação: foi o caso de Suzana Alves, a eterna Tiazinha, que utilizou o seu Instagram para exibir o novo visual, recentemente. Há outros exemplos como a atriz Jussara Freire (grisalha assumida), as cantoras Preta Gil e Fafá de Belém, além da apresentadora Astrid Fontenelle.

Foi-se a época em que deixar os fios brancos aparecerem era um sinal de mau cuidado. Segundo a cabeleireira e professora dos cursos de Beleza do Senac, Vitória Guimarães, o cabelo grisalho vem ganhando o seu espaço e, em 2020, está ainda mais em alta. “Muitas mulheres têm optado pela transição e vão deixando de colorir os fios aos poucos. É um momento de autoconhecimento, paciência, amor próprio e empoderamento feminino”, ressalta.

Porém, quem optar pelos fios brancos deve estar atento às especificidades desse tipo de cabelo. Vitória explica que eles são mais sensíveis, além de menos brilhosos e resistentes. “Um dos principais motivos para isso é a perda de melanina e a troca por queratina, que faz com que os fios não consigam mais filtrar os raios UV, ficando vulneráveis às ações do sol e aos danos do dia a dia. Sendo assim, se não houver cuidados, ficará mais poroso”, esclarece a cabeleireira. Todos os cabelos devem ter uma manutenção, a diferença é que nos fios brancos, é muito importante investir em produtos com fator de proteção solar. “É essencial para mantê-los sempre bem saudáveis e brancos. Por isso, eles precisam de cuidados redobrados com tratamentos e neutralização da cor. Outro passo deste processo é encontrar o corte ideal, que é essencial para definir a identidade de cada mulher neste processo de transição”, complementa.

Hidratação é o segredo

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Fafá de Belém (@fafadbelem) em

Como os cabelos brancos têm pouca ou nenhuma melanina, os fios tendem a produzir mais frizz, por isso, é preciso investir na hidratação. “É indispensável repor estes nutrientes e umidade aos fios, além dos cuidados diários com os produtos próprios para grisalhos, pois os fios tendem a amarelar. Para mantê-los sempre com a cor saudável, a dica é utilizar a cada 15 dias um shampoo com pigmentos violetas ou acinzentados para fazer a famosa matização e retirar o tom indesejado, sempre intercalando com produtos hidratantes”, indica Vitória.

Para manter os fios hidratados, a profissional orienta a investir em tratamentos semanais com máscaras concentradas, que contenham óleos vegetais como argan, rícino, óleo de coco e azeite de oliva, facilmente encontradas em lojas de produtos para cabelos ou fazendo receitas caseiras com produtos naturais. “Cuide também no dia a dia utilizando shampoos, condicionadores e leave-ins que mantenham os fios hidratados e sejam antioxidantes”, reforça.

Utilize produtos próprios para os fios brancos

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Preta Gil 🎤 (@pretagil) em

Para manter os grisalhos saudáveis, é importante utilizar produtos específicos para eles, pois contém FPS e ajudam a manter a cor branca em dia. “Os desamareladores também são muito utilizados, mas cuidado: eles não são o ideal para uso diário em cabelos grisalhos, pois sua pigmentação roxa pode deixar os fios da cor do produto”, alerta Vitória. 

A cabeleireira também indica produtos com óleos umectantes para reconstruir os fios quebrados e com frizz. “A umectação (banho de óleo) pode ser feita em casa, antes da aplicação do shampoo que você encontra em locais de venda de produtos para cabelo ou utilizando também produtos naturais. Espalhe o óleo pelos fios, deixe agir por cerca de 20 minutos e lave normalmente. É um cuidado diário, fácil e prático que mantém seu cabelo macio e brilhoso”, orienta. 


compartilhe