capa
Moda & Beleza

Verão resseca os cabelos; saiba como tratar

Descubra como proteger os fios da exposição ao sol, à água do mar ou ao cloro da piscina

publicidade

Verão é sinônimo de praia, piscina e muito calor. E também é nessa estação que não só a nossa pele, mas o nosso cabelo fica mais exposto aos raios solares, o que gera vários tipos de danos.

De acordo com a professora do curso de Cabeleireiro do Senac Bento Gonçalves, Rosângela Palagio, no verão, os cabelos ressecam basicamente pela exposição ao sol, água do mar e piscina. 

“Os danos são muitos. Os cabelos coloridos artificialmente, por exemplo, sofrem o desbotamento e se tornam opacos. Já os loiros e com mechas, podem amarelar e ficar volumosos e os crespos com excesso de frizz”, esclareceu a profissional.

Evitando o ressecamento

Para garantir que os fios permaneçam saudáveis durante toda a temporada e evitar o ressecamento, é necessário tomar alguns cuidados. Rosângela sugere o uso de chapéus, bonés, lenços e produtos como protetores solares específicos para o cabelo. Ela também recomenda dar preferência para shampoos mais neutros e de uso diário, além de não esquecer o condicionador.

Já para tratar as madeixas danificadas, a professora indica outros produtos: “Para diminuir o ressecamento dos fios, você pode usar uma máscara hidratante de qualidade - indicada por uma profissional de sua confiança - e alternar com um shampoo hidratante. Vale também variar as marcas de máscaras e fazer o uso de óleos como argan, pequi, cristal líquido, entre outros”, aconselhou.

Como tratar

Sobre a aplicação desses itens, Rosângela explica que existe uma ordem correta, que ajuda a potencializar o resultado dos produtos. Para isso, deve-se começar com o shampoo, lavar muito bem o couro cabeludo e repetir a aplicação. Em seguida, retire o excesso de água, aplique a máscara de tratamento, deixe agir, enxágue completamente e aplique o condicionador do meio para as pontas. Enxágue novamente e com os cabelos úmidos, aplique o leave in de sua preferência. 

“Opte por um produto que tenha proteção solar”, ressalta a profissional. Por fim, pode secar com o secador ou naturalmente.


compartilhe