capa

Veja dicas para transformar o emprego temporário em fixo

Varejo é um dos setores que mais devem gerar vagas nesse final de ano, com mais de 100 mil oportunidades somente nos shoppings

publicidade

Final do ano chegando e muitos setores começam a contratar profissionais para vagas temporárias buscando suprir o aumento da demanda. Varejo, construção civil e indústrias que contam com produtos sazonais são alguns exemplos de empresas que buscam força extra nessa época. Somente nos shoppings, de acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) serão mais de 100 mil vagas temporárias. E, claro, com 12,5 milhões de desempregados - conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa dos profissionais que buscam essas vagas é conseguir uma efetivação.

Para isso, é preciso dedicação total do trabalhador. De acordo com a especialista em treinamento e desenvolvimento humano Ester Gomes, a chances vem diminuindo. “Desde 2012 a taxa de efetivação vem caindo devido ao nosso momento econômico. O grupo que se destaca com a não efetivação são os professores do setor público. Aparecem também os trabalhadores da saúde, que costumam ser contratados como temporários e, em seguida, o setor do comércio”, esclarece ela.

Na contramão dessa tendência, Ester indica quais os setores com maior chance de efetivação: construção civil, indústria, agropecuária, automotivo e serviços.

A especialista orienta quem quer conseguir uma vaga fixa a ter foco total. Segundo ela, não aceitar de forma positiva feedbacks, não aderir à cultura da empresa, além de atrasos e fofocas são fatores que prejudicam os profissionais temporarios. “Para a efetivação, as empresas observam a capacidade de resolução de conflitos, bom relacionamento interpessoal, trabalho em equipe e visão sistêmica” orienta Ester.

Para ajudar quem está em busca da vaga efetiva, a especialista listou 10 dicas para aumentar suas chances.

1. Busque a efetivação

Desde o primeiro dia, encare a vaga como uma chance de efetivação. Seu desempenho é que determinará suas chances desde o primeiro dia.

2. Dedique- se ao máximo

As empresas procuram candidatos que tenham bastante energia. O temporário deve estar predisposto a estar disponível e aberto para novos aprendizados.

3. Aprenda com quem já trabalha na empresa como efetivo

O temporário precisa estar atento a toda movimentação interna na corporação, principalmente em relação à expectativa da empresa para com os colaboradores. Por isso, aprender com funcionários efetivos é de grande importância.

4. Trabalhe em equipe

A competência da colaboração pode favorecer o temporário na hora de decidir uma efetivação. “A opinião dos funcionários antigos conta muito. Quem consegue mostrar suas qualidades perante o RH também tem mais chances de ser contratado.

5. Adapte-se a cultura da empresa

É preciso ter interesse pelas tarefas da empresa, iniciativa, força de vontade, boa comunicação, bom humor e trabalhar todos os dias como se fosse o primeiro.

6. Foque em resultados

Para ser efetivado, o temporário precisa “ir além” mostrando ideias inovadoras e consequentemente gerando resultados.

7. Inteligência Emocional

Essa é uma competência essencial para todos os profissionais. O temporário que se destaca em saber lidar com conflitos utilizando a I.E já ganha pontos para uma futura contratação.

8. Faça cursos

Realize cursos direcionados à área em que está trabalhando, pois atualizar-se academicamente pode desenvolver ainda mais suas habilidades.

9. Leia sempre

É muito bom se atualizar lendo livros, notícias, enfim, estar conectado com o que está acontecendo no mundo. O mercado admira profissionais atualizados.

10. Não fale mal de seus colegas da empresa, muito menos do salário ou benefícios

Mesmo não ocorrendo a efetivação, todo aprendizado é válido. Você também pode aproveitar o emprego temporário para consolidar a carreira, construir uma boa reputação e ser um profissional de excelência. E por fim, deixa as portas abertas para ser contratado quando a empresa abrir vagas permanentes.

 


compartilhe