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Negócios & Finanças

Dicas simples para administrar os compromissos do dia a dia

Conforme especialista, gestão de tempo é a habilidade de fazer escolhas

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Você costuma reclamar que o trabalho consome todo o seu tempo? Nunca consegue terminar nada ou iniciar uma atividade nova? Quando a desorganização acaba atrapalhando a rotina, é hora de soar o alarme! A gente foi buscar maneiras simples de administrar o tempo e os compromissos do dia a dia sem neuras com uma expert no assunto. Bora se organizar?

Gestão de tempo é a habilidade de fazer escolhas. É o que defende a especialista em produtividade e inovação de processos Thanise Oliveira. "A falta de tempo está diretamente ligada às escolhas que fazemos. Estamos a todo momento fazendo escolhas, por isso se você quer ser mais produtivo, é essencial desenvolver a essa habilidade", diz.

Os vilões da gestão do tempo

É aí que vem o vilão quando se trata de gestão de tempo para muitas pessoas: a falta de clareza. "Antes mesmo de 'querer' mais tempo no dia a dia, precisamos saber o 'porquê'. Entender e reconhecer esse ponto é crucial. É a partir dele que conseguimos ser persistentes para sermos mais produtivos e fazer acontecer", explica Thanise.

Até porque quando tomamos consciência do que realmente importa fica mais fácil planejar as atividades com o grau a atenção e importância que elas merecem, não é? "O segredo é projetar as atividades e ações que realmente trazem resultados mais efetivos", orienta a especialista.

Outro grande vilão na hora de organizar o tempo que faz parte da nossa vida diária: as redes sociais! "O que no primeiro momento pode parecer um simples instante de descontração, pode roubar o nosso tempo, energia e concentração. Não sou contra, mas acredito que podemos e devemos consumir de forma mais consciente", sugere. 

Você está se ocupando ou produzindo?

Sabe quando você sente que tudo está desorganizado, ou que você mesma parece estar se sabotando? Thanise destaca que é hora de parar e se perguntar "eu estou me ocupando ou estou produzindo?". "Vale inclusive colocar essa pergunta com alarme no seu celular. Assim, você será lembrada e poderá refletir sobre suas ações no dia a dia", indica.

Fez o questionamento? A profissional ensina uma maneira simples de avaliar a resposta. Enquanto a chamada "Tarefa de Produção" causa o sentimento de realização, pois nos leva diretamente na direção dos seus objetivos e metas; a "Tarefa de Ocupação" nos faz sentir como se estivéssemos "secando gelo", girando em círculos. Percebeu a diferença?

"Quando sentir que seu dia começou de forma desorganizada, pare e reflita sobre os seus objetivos e tarefas para aquele dia e semana. Uma pausa para rever seu planejamento e relembrar seus motivos com certeza ajustará a suas ações", completa Thanise.

Organize sua rotina já!

Veja dicas simples de Thanise para incluir na rotina e deixar seu tempo mais produtivo.

1. Elimine distrações

Desabilite sinalizadores de chegada de e-mail ou alerta de mensagem do celular.

2. Rotina que liberta

Comece determinando horários fixos para as atividades diárias e se comprometa com elas. "Ter uma rotina é libertador e não uma prisão como muitos imaginam", diz Thanise.

3. Compartilhe e escreva seus planos

Conforme a especialista, quando compartilhamos e escrevemos nossos planos, assumimos compromissos e sentimos necessidade de ser coerentes com o que definimos.


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