capa

Maiara atua como especialista em sucesso do cliente na Zeeng, em Porto Alegre

Quando o sucesso do cliente se torna uma profissão

Esse profissional faz com que o cliente alcance os melhores resultados e tenha sucesso no uso de uma plataforma


publicidade

Entre as 15 profissões emergentes de 2020 listadas pelo LinkedIn, o 4º lugar chama a atenção especialmente pelo nome curioso. Afinal, o que faz alguém que é especialista em sucesso do cliente? Você sabe o que essa pessoa faz e como ela pode ajudar a sua empresa? Ou, ainda, você sabe o que precisa dominar para encarar um processo seletivo para esta vaga?

Um/a especialista em sucesso do cliente é aquela pessoa que faz com que o cliente alcance os melhores resultados e tenha sucesso no uso de uma plataforma, no caso de uma empresa de tecnologia. Quem explica é Maiara Süedekum de Sá, de Porto Alegre, que atua há dois anos como especialista em sucesso do cliente na Zeeng - Data Driven Marketing. "Minha função é dar o caminho para que o cliente faça o melhor uso da plataforma, de acordo com as suas necessidades. E pra que isso aconteça mantenho uma relação muito próxima e transparente com o cliente, ele precisa saber que pode contar comigo sempre", comenta.

Maiara entende que a emergência da profissão de especialista em sucesso do cliente é uma contrapartida ao impacto da tecnologia. "A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, nossas empresas, e às vezes esquecemos que por trás temos pessoas e não robôs. Nos preocupamos muito em desenvolver projetos tecnológicos, escaláveis e engessados, que podem ser replicados facilmente, e deixamos de lado a importante relação pessoal e humanizada", comenta. 

Para ela, precisamos nos preocupar em encontrar alternativas para aproximar aquelas pessoas e empresas ainda não estão familiarizadas com estas soluções e o melhor caminho passa pela humanização, ou seja, "com carinho e contato humano, mostrando a importância de implementar estas mudanças ao invés de apenas fazer por fazer, porque tem que ser feito", salienta.

O que saber para ser especialista em sucesso do cliente

Uma das competências que um/a especialista em sucesso do cliente precisa ter, segundo Maiara, é a facilidade de comunicação. "É preciso saber conversar, se fazer entender em mercados completamente diferentes. Se eu não entendo de metalurgia, por exemplo, preciso ir atrás para fazer parte do universo do cliente", comenta a profissional. Ao mesmo tempo, ela frisa que, mais do que falar, o profissional deve saber ouvir. "Ouvindo me coloco no lugar do outro. Ter empatia, saber lidar com pessoas, é fundamental, não adianta ter todo o resto se não coloca essa competência em prática no dia a dia", diz.

Maiara ainda pontua a organização e a capacidade de aprender rapidamente como competências importantes. "Não tem uma regra mágica e nem como saber tudo sempre. É preciso estar disposta a aprender todo dia e se atualizar, ser autodidata", afirma. Ela lembra que é preciso conhecer profundamente a plataforma que se trabalha e minimamente o contexto de cada cliente, pois sua atuação mistura as informações do mercado, as possibilidades que a plataforma oferece e os objetivos do contratante. 

Na Zeeng, empresa onde Mairara trabalha, a presença de um/a especialista em sucesso do cliente é uma premissa desde sua criação, em 2016. Segundo o co-founder e CEO Eduardo Prange, a necessidade deste profissional foi identificada em seus empreendimentos anteriores. “Pode parecer muito bonito, uma frase legal, mas é algo muito verdadeiro para nós. Não faz sentido a nossa empresa crescer e atingir os nossos objetivos enquanto negócio se os nossos clientes não atingirem as expectativas que eles criaram a partir do uso da nossa solução. Uma empresa que foca sua atuação no sucesso do cliente cresce de maneira mais eficiente. Afinal, não adianta eu vender muito, atrair muitos clientes, e não mantê-los comigo. ”, salienta.


compartilhe