capa

Alta dos alimentos: como economizar?

Reunimos dicas para te ajudar a fazer as compras com mais economia e aproveitar o que você tem em casa


publicidade

A realidade da maioria dos brasileiros nos últimos meses tem sido passar boa parte do tempo em casa e migrar as atividades feitas na rua para o lar. É o caso das refeições, que antes eram feitas em restaurantes e agora são realizadas nas nossas próprias cozinhas - o que fez com que as idas ao supermercado ficassem mais frequentes e caras. Entretanto, há alternativas para ajudar a controlar as despesas domésticas. 

Segundo a especialista em comportamento financeiro e colunista do Bella Mais, Fabiana Mendonça Machado, a economia começa com atitudes simples do dia a dia, como por exemplo, fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado. “Ela é fundamental para comprar o que é preciso, principalmente para não desviar para os supérfluos, que são tentadores e compensam a ansiedade do momento”, explica.

Outra alternativa é dar preferência aos produtos da estação, além de usar a criatividade na cozinha e substituir os produtos mais caros. O arroz, vilão da economia atualmente, pode dar lugar à massa, polenta ou batata, por exemplo. Nessa mesma linha, que tal experimentar outros tipos de carne nas receitas, ao invés do gado? Os suínos e o frango costumam estar mais em conta.

E com qual frequência as compras devem ser feitas? Comprar tudo de uma vez ajuda a economizar? “Quem acha que economiza fazendo apenas uma compra grande no supermercado, deve avaliar. Às vezes, fazer estoque de alimentos em casa pode fazer consumir mais, principalmente se tiver à vista das crianças. Uma sugestão é comprar o que será consumido na semana”, indica Fabiana.

Outro ponto trazido pela especialista é que, muitas vezes, a facilidade pode ser inimiga da economia. É o caso dos pedidos por tele-entrega. “O aumento de pedidos de comida pronta por aplicativo foi significativo com a pandemia. Principalmente com pagamentos feitos no cartão de crédito, que já fica cadastrado. Tudo facilita a compra. Mas, é preciso ficar atento, pois a facilidade pode esconder o total de gastos”, alerta a profissional. 

Organizar para economizar

Mexer nos armários e encontrar um produto “escondido”, logo após ter feito a sua reposição no supermercado. Você já deve ter passado por essa situação alguma vez. Ela é a prova de que a organização é aliada também na economia. 

Por isso, pedimos para a personal organizer Daniela Simas nos ajudar com dicas práticas de organização no que diz respeito aos alimentos que vão te ajudar a economizar. Confere: 

1- Organize os alimentos por ordem de vencimento. Os que irão vencer antes, sempre na frente. Atrás, aqueles que vencem depois, que são comprados por último;

2- Faça uma lista antes de ir ao supermercado;

3- Separe alimentos abertos dos fechados;

4- Utilize potes herméticos para alimentos abertos. Assim, fica fácil visualizar, os alimentos ficam frescos e facilita no dia a dia;

5- Faça um cardápio semanal e o utilize como base na preparação dos alimentos.

 

por Mariana Nunes

Mariana Nunes é jornalista. Ama café, praia, chocolate e futebol - não necessariamente nessa ordem. É torcedora fervorosa do Internacional e repórter do Bella Mais. @a_marinunes


compartilhe