capa

Mantenha o foco e compre só o necessário nas liquidações

Lojas já estão com saldões e os preços mais atrativos de janeiro podem incentivar compras impulsivas

publicidade

O perfil do consumidor no Brasil está mudando nos últimos anos. A pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, apresentada pela Confederação Nacional da Indústria nesta terça-feira, mostra que os brasileiros têm buscado mais produtos com garantia e serviços pós-venda. Além disso, o número de consumidores que pesquisam a melhor oferta para fazer suas compras também cresceu entre 2013 e 2019. No último ano, 7 em cada 10 afirmaram esperar para realizar compras caras em promoções ou saldões.

Por isso, o início do ano é boa oportunidade para adquirir os itens desejados. Durante esse período, as lojas costumam realizar queimas de estoque e ofertar produtos com preços mais atrativos. Para ajudar nas suas decisões durante as liquidações de início de ano, falamos com a coach financeira Leila Ghiorzi, que trouxe dicas e conselhos para aproveitar ao máximo.

As liquidações trazem muitos apelos a compras impulsivas, porém outros motivos também nos levam a consumir. "As nossas decisões não são racionais: elas envolvem fatores psicológicos, culturais, sociais e pessoais. Identificar esses fatores, como a influência dos amigos ou de uma celebridade, é importante para que as compras valham a pena", explica Leila.

Assim como os outros gastos, as compras nessa época devem ser analisadas e planejadas. A coach aconselha que, quem quer aproveitar as ofertas, crie uma lista com os itens que considera necessários e busque onde comprá-los pelo melhor valor possível. Além disso, o consumidor deve pensar com clareza nos itens e especificá-los de maneira detalhada, para evitar comprar algo apenas pelo seu preço. Para criar a sua lista, Leila indica que sejam feitas algumas perguntas:

- Eu realmente preciso do que quero comprar?
- Esta compra está alinhada com minhas prioridades?
- Esta compra vai me trazer compromissos financeiros que conseguirei cumprir?
- Esta compra vai apenas me fazer parecer alguém que quero mostrar para a sociedade?
- Esta compra vai me fazer assumir mais dívidas que já tenho?
- Esta promoção me faz comprar mais unidades por um preço menor, mas preciso mesmo de tal quantidade?

Essa medida também é necessária para não cair em algumas das pegadinhas do mercado. "Uma prática muito comum e que deve ser observada é o aumento de preços semanas antes da liquidação. Evitar fazer 'cartão da loja', mesmo que ofereçam descontos, pois eles acrescentam uma complicação a mais nas finanças e podem ser uma bola de neve", pontua Leila Ghiorzi. Para os compradores de lojas online, a dica é sair das newsletters com ofertas tentadoras.

por Marina Gil

Marina Gil é apaixonada por arte e cultura em todas as suas expressões. É jornalista e adora moda, vinhos e literatura. @aquammarina


compartilhe