capa

Conheça os 10 melhores países para aposentados

Levantamento realizado pela revista International Living indicou os melhores locais para se viver após parar de trabalhar


publicidade

Muitas pessoas pensam na aposentadoria como uma oportunidade de viajar e conhecer novos lugares. Esse período também pode ser um momento para grandes mudanças. Para quem sonha com um momento de descanso em um local diferente, a revista International Living criou um ranking com os melhores países para curtir a aposentadoria. 

Foram escolhidos 10 destinos a partir da sua pontuação em diferentes categorias: moradia; benefícios e descontos para idosos; vistos e residência; custo de vida; entretenimento; qualidade e acessibilidade a serviços de saúde; desenvolvimento; clima; estabilidade política; e oportunidades para trabalhos após a aposentadoria. Os pontos foram dados por residentes locais combinando detalhes em cada categoria, como o valor de imóveis, custo para construção e impostos em moradia.

Vamos conhecer esses locais? Confira a lista:

10 - Vietnã 

O Vietnã mistura cidades modernas com locais históricos, além das lindas praias. Atualmente, é uma das mais fortes economias asiáticas. O custo de vida é baixo em quase todas as regiões do país e o povo local é receptivo com estrangeiros. Além disso, o país tem uma boa localização para quem quer fazer viagens a outros países com passagens baratas para Austrália, EUA, Europa, China, Rússia, Turquia e Índia.

9 - França

O país dos sonhos de muitos pode sair mais barato do que o esperado, especialmente em áreas afastadas da capital. Comparado com o custo de vida nos Estados Unidos, a França oferece opções mais baratas e qualidade de vida para aposentados. Uma das maiores vantagens do país é o sistema de saúde pública que garante consultas por preços baixos e cobertura universal para residentes.

8 - Espanha

A Espanha tem um dos melhores climas e menores custos de vida da Europa. A temperatura também favorece a culinária local, que é repleta de alimentos frescos, então prepare-se para comer bem. O país também conta com atendimento de saúde pública exemplar e um povo caloroso e receptivo. As praias espanholas são uma vantagem a mais!

7 - Malásia

Para quem não está disposto a aprender um terceiro idiona, esse país conta com o inglês como primeira língua não oficial. Um casal pode viver confortavelmente por aproximadamente 1.800 dólares, com aluguel e um sistema de saúde inclui atendimento barato para residentes. Além dessas vantagens, a Malásia conta com algumas das praias mais belas do mundo e diversas opções para aproveitar ao ar livre.

6 - Equador

Uma das maiores vantagens desse país é o clima. O Equador possui uma grande variedade de locais onde é possível experienciar desde praias até os Andes. Isso também garante uma culinária diversa e com produtos frescos. Além disso, o país também possui muita história com sua cultura Inca. O custo de vida no Equador é considerado baixo, com serviços e moradia de qualidade com um preço reduzido. 

5 - Colômbia

Um dos países mais biodiversos do mundo, a Colômbia oferece qualidade de vida por um preço justo. Mesmo em grandes cidades, o custo de vida pode chegar a 60% menos do que em países como os Estados Unidos. O sistema de saúde público oferece atendimento de qualidade com tecnologia de ponta. Atualmente, o número de imigrantes aposentados na Colômbia tem crescido consideravelmente. 

4 - México

Próximo a algumas das praias mais belas do mundo e logo abaixo dos Estados Unidos, o México tem sido uma das opções mais viáveis para aposentados que querem aproveitar o bom tempo. O custo para casais varia entre 1.500 e 3.000 dólares mensais, incluindo aluguel e plano de saúde. Quem conhece o país, costuma se encantar com a cultura e a culinária vibrantes.

3 - Costa Rica

O país conhecido como Suíça da América Central é um lugar tranquilo e pacífico para aposentados. A cultura da Costa Rica encanta visitantes que buscam um estilo de vida mais calmo e as vantagens de uma democracia estável. As atividades ao ar livre são muito valorizadas e não faltarão opções para curtir o clima local. O atual governo prega uma política progressista e de aceitação.

2 - Panamá

Além do clima típico da América Latina, a localização do país facilita viagens internacionais. Na capital, Panama City, é possível encontrar casas com aluguel em conta e ainda desfrutar da infraestrutura tecnológica e vibrante da cidade. Em locais mais afastados, o preço se torna ainda mais baixo. Além disso, o Panamá possui uma carga tributária baixa e um sistema de saúde pública de qualidade. 

1 - Portugal

Um dos destinos preferidos dos brasileiros, Portugal foi considerado o melhor país para aposentados. Além da vantagem da língua e do clima parecido, o país oferece incentivos para os brasileiros que resolvem se mudar para lá. O custo de vida em Portugal é um dos mais baixos da Europa, porém essa diferença se pronuncia nas partes mais afastadas da capital Lisboa. As belezas naturais costumam encantar os visitantes que podem conhecer praias e estações de esqui no mesmo país. Fora que o deslocamento pela Europa é facilitado.


compartilhe