capa

O que fazer com as crianças em casa? Veja dicas de atividades simples

Com criatividade, é possível pensar em atividades lúdicas e que possam incluir as crianças na rotina da família

publicidade

Com a determinação do fechamento das instituições de ensino pelas autoridades, a rotina das famílias com crianças em idade escolar teve de ser alterada. Muitas escolas migraram para as aulas online, mas o que fazer com os pequenos, que agora não podem mais ir para a creche?

Pedimos a ajuda da diretora da escola de educação infantil Universo Mágico, Sandra Wiebbelling, que compartilhou conosco dicas de atividades simples e divertidas para fazer com as crianças em casa. Confere:

Preparar receitas em família

Que tal preparar aquele bolo preferido para o café da tarde? Levar as crianças para a cozinha, é levá-las para um ateliê de cheiros, texturas e sabores. A cozinha é o lugar da casa onde as grandes memórias afetivas são criadas. “Ao preparar uma receita junto com a criança, proporcionamos que ela construa uma relação com o alimento, além de construir conceitos de medida, de quantidade, de escrita ao registrar a receita e ao interagir com os diferentes rótulos”, explica Sandra.

Auxiliar em pequenas tarefas do dia a dia

Preparar um suco ou a salada para o almoço, por exemplo, permite que a criança participe da rotina da família e sinta ainda mais prazer em participar dos momentos das refeições.

Fazer desenhos com sombras

Já pensou em aproveitar o sol que entra pela janela e desenhar as sombras dos objetos? Se não tiver o sol, a alternativa é utilizar uma lanterna.

Descobrir desenhos no céu 

Essa brincadeira pode ser feita na rua ou através de uma janela, basta olhar para o céu e dar asas à imaginação! Com certeza as crianças irão encontrar muitos animais, personagens, objetos e quem sabe até criar uma divertida história.

Montar uma “cabaninha”  

Pequenos esconderijos são os lugares preferidos das crianças. Ali elas criam um espaço e um tempo próprio para as suas brincadeiras, para as relações, para o faz de conta. As cabaninhas podem ser montadas em diferentes locais da casa ou no quintal. Elas podem ser utilizadas nas brincadeiras, como um lugar especial para ouvir uma história, durante o dia ou à noite, quando ganha ainda mais encantamento com a luz da lanterna ou de luzinhas de Natal, por exemplo.

Jogo da velha

Uma brincadeira tradicional, divertida e que estimula o pensamento lógico. O tabuleiro pode ser construído com papelão e tampinhas de garrafa ou madeira e pedras que as crianças podem decorar. 

Garrafas sensoriais 

As garrafas sensoriais podem ser construídas com diferentes objetos. Podem conter ou não água. Ao manusear as garrafas, as crianças observam o movimento do que tem dentro dela, percebem as cores, os sons e o peso.

A educadora ainda indica outras sugestões de materiais para o livre brincar:

  • Utensílios de cozinha: panelas, colheres, escumadeira, potes com e sem tampas, funil, bacia; 
  • Sucatas: Potes diversos, rolo de papel toalha, garrafas, latas;
  • Caixas de papelão em diferentes formatos e tamanhos.

Com criatividade e carinho, a rotina dos pequenos pode ser divertida em qualquer lugar!

 


compartilhe